Domingo, 6 de Abril de 2008
Desabafos do Pirilampo - A importância dos Blogs em contexto escolar
Não sou muito aventureira nestas novas formas de comunicação virtual. O que sei de Net deve-se única e exclusivamente a necessidades profissionais, pois não gosto de ficar desactualizada; daí a razão da escolha da opção pela Unidade Curricular de Educação e Tecnologias Multimédia.
No entanto confesso que me sinto “incompetente quanto baste” e isso incomoda-me bastante!
O esforço para atingir os meus objectivos desta Unidade Curricular terá que ser redobrado, exigirá muito tempo e paciência (coisinha que tenho pouca), mas para quem me conhece, isso não é problema… Vamos lá ver do que serei capaz….
Dando cumprimento à tarefa proposta pela Doutora Maria João Gomes de publicação no Blog de um novo post – “Blogs em contexto escolar” – aqui fica uma pequena reflexão.
 
BLOGS EM CONTEXTO ESCOLAR
Não me sinto muito à-vontade com o tema, confesso, uma vez que não tenho nenhuma experiência de utilização deste meio de comunicação virtual em contexto educativo.
Normalmente os meus alunos enviam os seus trabalhos, dúvidas, críticas… através do correio electrónico e eu respondo usando o mesmo veículo de comunicação. Sinceramente, até ao momento, nunca senti necessidade de usar o Blog como instrumento de comunicação ou recurso educativo e confesso até que sobre Blogs, pouco mais conheço que a palavra em si.
Tentei aprofundar o meu conhecimento sobre o assunto e fiz alguma pesquisa. Durante a leitura dos textos deparei-me com imensas dificuldades, nomeadamente a linguagem utilizada, a qual me é completamente desconhecida: blogosfera, blogger, moblogs, wrablogs, ownersphip…., enfim…. sinto-me uma “Blog-analfabeta”, passo a expressão. SOCORRO! Doem-me os olhos de tanto recorrer à Net para descodificar este “novo idioma”.
Por outro lado, a falta de experiência, embora acredite nas vantagens do uso dos Blogs em contexto escolar, impede-me de conseguir visualizar, “sentir na pele”, a importância deste instrumento.
Numa derradeira tentativa de inteligir o “mundo Blog” e verificar como outros os têm usado em contexto educativo fui “surfar” na net. De entre imensos blogs, encontrei um que de facto “me encheu as medidas”, e que realmente conseguiu convencer-me da amplitude e importância dos Blogs - http://bio12esfafe.blogspot.com/ .
 
Compreendi que os Blogs podem efectivamente ser um precioso recurso na difícil tarefa de ensinar …
Agora compreendo que os Blogs podem permitir motivar e desenvolver competências várias: pesquisa e selecção de informação; capacidade de síntese; capacidade de expressão; desenvolvimento do sentido estético; combater a infoexclusão; aprofundar os conhecimentos sobre os temas do currículo … entre outras …

Sinto-me ...:


2 comentários:
De 1965mjgomes1965 a 13 de Abril de 2008 às 22:57
Olá Cândida!

Fico contente por teres começado a entender o potencial pedagógico dos blogs. Fico também um pouco "embaraçada" pois pensei que os textos disponibilizados sobre o tema no espaço Moodle seriam um bom auxiliar mas fico contente por ver que acabaste por encontrar um blog que te fez ver as coisas com clareza. E sabes? O seu autor foi meu colega de mestrado e quase colega de licenciatura (é de um ano anterior)!


De 1965mjgomes1965 a 13 de Abril de 2008 às 23:01
Se tiveres interesse em consultar, foi realizado noâmbito do Mestrado em Educação, área de especialização em tecnologia Educativa um estudo que deu origem a uma dissertação intitulada “Utilização dos Blogues por Docentes de Ciências: um estudo exploratório”. Encontras o texto na BGUM e no BCE.


Comentar post

.... mais sobre mim
.Posts recentes

. Não, não vou por aí! Só v...

. Para ti...

. INSTROPECÇÃO

. Projectos Nacionais de In...

. Para uma mulher fenomenal

. A MAIOR EMPRESA DO MUNDO....

. DESAFIOS...

. Viagens virtuais

. Riscos da Internet

. Google Docs - Ferramenta ...

. Delicioso???? del.icio.us...

. A minha experiência no Pl...

. Sempre sonhei ser uma pro...

. WebQuests

. Ao meu PAI ...

. MovieMaker

. Assim eu me sinto ...

. Definitivamente, sou uma ...

. Desabafos do Pirilampo - ...

. PORQUE PIRILAMPO?

.arquivos
.Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.Tags

. apoio(1)

. desabafo(1)

. educação(1)

. emigrante digital(1)

. favoritos online(1)

. formação(1)

. instropecção(1)

. internet(1)

. nativo digital(1)

. online docs(1)

. plano tecnológico(2)

. professor ideal(1)

. profissão(1)

. riscos da net(1)

. segurança na net(1)

. seguranet(1)

. testes digitais(1)

. tic na educação(6)

. trabalho colaborativo(3)

. viagens virtuais(1)

. video(1)

. visitas de estudo(1)

. web(1)

. web security(1)

. webquest(1)

. todas as tags

.Links
.subscrever feeds
.Pensamentos...
"Seja o que for que decidires viver, não o viverás apenas uma vez mas milhares de vezes, ao recordá-lo para o resto da vida" (Richard Bach)