Sábado, 26 de Abril de 2008
WebQuests

WebQuests

 

Ora aqui está um tema propício a um WebQuest...

 

O que é um WebQuest?

 

Introdução:

Em grupo devem tentar descobrir o que são WebQuests e criar uma apresentação multimédia sobre o que são WebQuests. Deverá inicialmente ser feita uma pesquisa sobre o tema, centrando-se a pesquisa nas características, função e enquadramento das WebQuests na educação. Deverão ainda apresentar um exemplo de uma WebQuest relacionada com um conteúdo do currículo de Ciências Naturais do ensino Básico.

 

Tarefa:

A tarefa de cada grupo consiste em:

  1. construir uma apresentação multimédia com cerca de 12 diapositivos (integrando texto, imagem, video, ...) sobre WebQuests;
  2. Apresentar um exemplo de WebQuest sobre um conteúdo científico do currículo;
  3. Construir uma grelha de apreciação de WebQuests que permita verificar o cumprimento dos requisitos de uma WebQuest
  4. Criar um blog sobre WebQuests que ensine a construir este tipo de recurso. 

Processo:

Os grupos devem ser constituídos com base no tema do currículo a trabalhar.

As tarefas a desenvolver são várias, desde a pesquisa, à construção da apresentação, criação e publicação do Blog, apresentação oral, etc... O grupo deverá distribuir as tarefas a desenvolver e cada elemento deve desempenhar a sua função, cumprindo com as atribuições do seu cargo.

Depois de definidos o papel de cada elemento do grupo deverá ser dado início à pesquisa específica sobre WebQuests.

 

Aqui fica uma lista de sites a visitar:

http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/

http://webquest.org/index.php

http://webquest.sdsu.edu/about_webquests.html

http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/proj/actividades/webquests/sites.htm

 

Avaliação:

A avaliação de cada grupo será feita com base no preenchimento de uma grelha de observação, sendo contabilizados os resultados da auto-avaliação e da hetero-avaliação feita pelos restantes grupos e pelo professor.

 

 

Conclusão:

No final desta tarefa deverá ter aprendido o que são WebQuests, para que servem, como se constroem e quais os objectivos que pretendem alcançar. Deverá Também ser capaz de avaliar WebQuests, no que respeita à sua construção e características.

 

Nota final: Segundo o criador das WebQuests, Bernie Dodge (1995), uma Web-Quest é uma estratégia de ensino de pesquisa orientada, na qual a maior parte ou a totalidade da informação usada pelos alunos é proveniente da Web.

 

 

 

Depois de eu mesma fazer esta WebQuest verifico que já algum tempo realizo com os meus alunos pesquisa orientada com recurso à net, que na essência se aproxima bastante deste conceito de WebQuest. A partir daqui poderei evoluir ainda mais ... Teoricamente já sei, mas vamos lá ver se na prática sou capaz!


Sinto-me ...: positiva ...


.... mais sobre mim
.Posts recentes

. Não, não vou por aí! Só v...

. Para ti...

. INSTROPECÇÃO

. Projectos Nacionais de In...

. Para uma mulher fenomenal

. A MAIOR EMPRESA DO MUNDO....

. DESAFIOS...

. Viagens virtuais

. Riscos da Internet

. Google Docs - Ferramenta ...

. Delicioso???? del.icio.us...

. A minha experiência no Pl...

. Sempre sonhei ser uma pro...

. WebQuests

. Ao meu PAI ...

. MovieMaker

. Assim eu me sinto ...

. Definitivamente, sou uma ...

. Desabafos do Pirilampo - ...

. PORQUE PIRILAMPO?

.arquivos
.Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.Tags

. apoio(1)

. desabafo(1)

. educação(1)

. emigrante digital(1)

. favoritos online(1)

. formação(1)

. instropecção(1)

. internet(1)

. nativo digital(1)

. online docs(1)

. plano tecnológico(2)

. professor ideal(1)

. profissão(1)

. riscos da net(1)

. segurança na net(1)

. seguranet(1)

. testes digitais(1)

. tic na educação(6)

. trabalho colaborativo(3)

. viagens virtuais(1)

. video(1)

. visitas de estudo(1)

. web(1)

. web security(1)

. webquest(1)

. todas as tags

.Links
.subscrever feeds
.Pensamentos...
"Seja o que for que decidires viver, não o viverás apenas uma vez mas milhares de vezes, ao recordá-lo para o resto da vida" (Richard Bach)